Carbono

Apoiamos as empresas e organizações a dar resposta aos desafios colocados pelas alterações climáticas quer na compreensão do impacto associado à sua atividade e identificação da exposição aos riscos climáticos quer na definição da estratégia de médio/longo prazo de resposta ao impacto identificado e necessidade de resposta a um problema global mas que necessita de uma resposta local e imediata. O envolvimento com os diferentes stakeholders é uma peça chave para o sucesso da implementação desta estratégia donde a comunicação objetiva e orientada faz parte do pacote de ação a ser desenvolvido na implementação da estrátégia definida.

CÁLCULO DE PEGADA CARBÓNICA

O cálculo da pegada de carbono é o primeiro passo para que a organização consiga entender o impacte das suas atividades no ambiente e para começar o processo de redução das suas emissões (ver Planear para o Net Zero). A divulgação do Cálculo de Pegada Carbónica é exigida, cada vez mais, às empresas, revelando-se mais um requisito de reporte num já bastante diversificado e denso conjunto de informações a divulgar pelas empresas.

Os âmbitos de reporte no contexto da Pegada de Carbono:

Âmbito 1

Emissões diretas associadas a fontes de emissão que pertencem ou são controladas pela empresa

Âmbito 2

Emissões indiretas associadas à aquisição e utilização de eletricidade, calor e vapor pela empresa

Âmbito 3

Outras emissões indiretas
consequência das atividades da empresa, mas ocorrem em fontes que não pertencem ou não são controladas pela empresa

Como a Systemic pode ajudar?

Primeiramente, ajudamos a empresa a decidir o âmbito da avaliação do cálculo da pegada de carbono que mais se ajusta às necessidades do cliente, tendo em conta os objetivos estratégicos e de reporte já definidos por este. Ajustamos a realidade do negócio de cada cliente aos requisitos de cálculo de pegada carbónica, assegurando o mapeamento exaustivo das fontes de emissão associadas à atividade específica do cliente. Asseguramos um ajuste aos requisitos e critérios definidos no contexto do standard do GHG Protocol “A Corporate Accounting and Reporting Standard” e de todas as adendas a este, permitindo desta forma um alinhamento com o reporte de inúmeras guidelines, orientações sectoriais e normativos existentes. O fio condutor do trabalho que desenvolvemos encontra-se alinhado com as 5 regras básicas contempladas no GHG Protocol: Relevance / Completeness / Consistency / Transparency / Accuracy.

PLANEAR PARA O NET ZERO

A crise climática não é sobre salvar o planeta, é sobre salvaguardar a nossa economia, as nossas sociedades e a civilização humana.

Trabalhar para reduzir e neutralizar as emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEEs) associadas à sua atividade deixou de ser um ato altruísta das empresas. É, agora mais que nunca, sobre manter a competitividade das empresas.

Portugal e a Europa comprometeram-se com o objetivo de Neutralidade Climática até 2050, uma promessa vinculada pela Lei Europeia do Clima, lançada em 2020, que corrobora as palavras que Mark Carney, à altura presidente do Banco de Inglaterra, proferiu em 2019: “Empresas que ignorem a crise climática irão à falência”

Como a Systemic pode ajudar?

1

Calcular a Pegada de Carbono
Identificar e calcular as fontes de emissões de GEEs associadas à atividade da empresa.

• Trocar para fontes de energia renovável
• Consumir de forma mais eficiente
• Adotar novas tecnologias

2

Definir estratégia de redução
Identificar oportunidades de prevenir, reduzir e eliminar fontes de emissão de GEEs dentro da cadeia de valor

3

Definir metas, com base na ciência
Identificar objetivos de redução que assegurem uma redução de emissões consistente com o nível de descarbonização necessário para limitar o aquecimento a 1,5ºC ou bem abaixo dos 2ºC e definir um plano de implementação

4

Executar plano e monitorizar
Implementar o plano de redução de emissões e definir uma estratégia para monitorizar as reduções alcançadas

5

Compensar emissões não possíveis de ser reduzidas
Compensar as restantes emissões através da compra de créditos de carbono de alta qualidade e provenientes de entidades certificadas