Carbono

Apoiamos empresas e organizações a dar resposta aos desafios colocados pelas alterações climáticas quer na compreensão do impacto associado à sua atividade e identificação da exposição aos riscos climáticos quer na definição da estratégia de médio/ longo prazo de resposta ao impacto identificado e necessidade de resposta a um problema global mas que necessita de uma resposta local e imediata. O envolvimento com os diferentes stakeholders é uma peça chave para o sucesso da implementação desta estratégia onde a comunicação objetiva e orientada faz parte do pacote de ação a ser desenvolvido na implementação da estratégia definida.

CÁLCULO DE PEGADA CARBÓNICA

O Cálculo da Pegada de Carbono é o primeiro passo para que a organização consiga entender o impacte das suas atividades no ambiente e para começar o processo de redução das suas emissões. A divulgação do Cálculo de Pegada de Carbono é exigida, cada vez mais, às empresas, revelando-se mais um requisito de reporte num já bastante diversificado e denso conjunto de informações a divulgar pelas empresas.

Os âmbitos de reporte no contexto da Pegada de Carbono:

Âmbito 1

Emissões diretas associadas a fontes de emissão que pertencem ou são controladas pela empresa.

Âmbito 2

Emissões indiretas associadas à aquisição e utilização de eletricidade, calor e vapor pela empresa.

Âmbito 3

Outras emissões indiretas.
Consequência das atividades da empresa mas que ocorrem em fontes que não pertencem ou não são controladas pela empresa.

Como a Systemic pode ajudar?

Primeiramente, ajudamos a empresa a decidir o âmbito da avaliação do Cálculo da Pegada de Carbono que mais se ajusta às necessidades do cliente, tendo em conta os objetivos estratégicos e de reporte já definidos por este. Ajustamos a realidade do negócio de cada cliente aos requisitos de cálculo da Pegada de Carbono, assegurando o mapeamento exaustivo das fontes de emissão associadas à atividade específica do cliente. Asseguramos um ajuste aos requisitos e critérios definidos no contexto do standard do GHG Protocol “A Corporate Accounting and Reporting Standard” e de todas as adendas a este, permitindo, desta forma, um alinhamento com o reporte de inúmeras guidelines, orientações sectoriais e normativos existentes. O fio condutor do trabalho que desenvolvemos encontra-se alinhado com as 5 regras básicas contempladas no GHG Protocol: Relevance / Completeness / Consistency / Transparency / Accuracy.

PLANEAR PARA O NET ZERO

A crise climática não é só uma questão de salvar o planeta, é sobre salvaguardar a nossa economia, as nossas sociedades e a civilização humana.

Trabalhar para reduzir e neutralizar as emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEEs) associadas à sua atividade deixou de ser um ato altruísta das empresas. É, agora mais que nunca, sobre manter a competitividade das empresas.

Portugal e a União Europeia comprometeram-se com o objetivo de Neutralidade Climática até 2050, uma promessa vinculada pela Lei Europeia do Clima, lançada em 2020, que corrobora as palavras, em 2019, que Mark Carney (à altura presidente do Banco de Inglaterra) proferiu: “Empresas que ignorem a crise climática irão à falência”.

Como a Systemic pode ajudar?

1

Calcular a Pegada de Carbono
Identificar e calcular as fontes de emissões de GEEs associadas à atividade da empresa.

• Trocar para fontes de energia renovável;
• Consumir de forma mais eficiente;
• Adotar novas tecnologias.

2

Definir estratégia de redução
Identificar oportunidades de prevenir, reduzir e eliminar fontes de emissão de GEEs dentro da cadeia de valor.

3

Definir metas, com base na ciência
Identificar objetivos de redução que assegurem uma redução de emissões consistente com o nível de descarbonização necessário para limitar o aquecimento a 1,5ºC ou bem abaixo dos 2ºC e definir um plano de implementação.

4

Executar o plano e monitorizar
Implementar o plano de redução de emissões e definir uma estratégia para monitorizar as reduções alcançadas.

5

Compensar emissões não possíveis de ser reduzidas
Compensar as restantes emissões através da compra de créditos de carbono de alta qualidade e provenientes de entidades certificadas.