Transformar vidas na Guiné-Bissau
Escola Systemic Academy Guiné-Bissau
A Systemic e a OPDMC – Organização Para Promoção dos Direitos das Mulheres e Crianças da Guiné-Bissau, estão a criar uma escola para crianças órfãs e vulneráveis da comunidade de Bambadinca, na Guiné Bissau.
Tudo começou quando Sandji Seidi, decidiu criar a OPDMC, um projeto para a valorização das mulheres e as crianças da comunidade de Bamdadinca, cujos direitos não estavam a ser respeitados.
Uma das principais iniciativas da OPDMC, com o apoio total da Systemic, foi a criação de raiz de uma escola para as crianças mais vulneráveis da comunidade, crianças que não frequentavam a escola devido à situação económica dos seus pais ou da instituição onde se encontravam.
A escola foi criada durante o mês de novembro de 2022 e desde meados de dezembro que está em funcionamento, integrando 100 crianças de várias idades que ali estão a aprender a ler e a escrever, bem como as regras de cidadania e inclusão das mulheres.
A escola não é apenas um edifício, é mais do que isso, um símbolo de esperança e um catalisador de mudança na comunidade. Representa o poder da educação para transformar vidas e moldar o futuro.
Promover a igualdade através da educação
Na Systemic, acreditamos em investir no futuro capacitando a próxima geração. É por isso que temos apoiado financeiramente formações em Bambadinca, na região de Bafatá na Guiné-Bissau, para promover os direitos humanos junto da população mais jovem.
A primeira sessão de capacitação, realizada em novembro de 2021, consistiu numa importante plataforma de debate sobre liderança feminina e violência de gênero, proporcionando informações e recursos valiosos aos participantes. A segunda sessão, realizada em março de 2022, aprofundou temas essenciais como higiene menstrual, secretariado, cidadania e direitos humanos, promovendo um ambiente de diálogo aberto e de partilha de conhecimento.
A mais recente sessão de capacitação, realizada em maio de 2022 e também patrocinada pela Systemic, abordou questões cruciais como o assédio sexual nas escolas e a Convenção sobre os Direitos da Criança. Através destas formações, não estamos apenas a dar educação e recursos, mas também a criar um espaço para conversas com propósito e mudanças positivas. Estamos empenhados em desempenhar um papel ativo na promoção dos direitos humanos e empoderamento das comunidades da Guiné-Bissau.


