top of page

A Estratégia de sustentabilidade e as práticas ESG para as PME - 10 horas online

Formação Acreditada pela DGERT


Com o crescente reconhecimento da importância da sustentabilidade na estratégia das empresas e da adoção dos critérios ESG na gestão, procuramos fornecer uma visão abrangente e prática sobre estes temas. Abordamos desde os conceitos fundamentais até às estratégias avançadas.

Na indústria têxtil e do vestuário, há muito que as empresas sentem a pressão dos clientes e dos consumidores finais, no fornecimento de mais transparência acerca do consumo dos recursos, naturais, das condições de trabalho e dos direitos humanos ao longo da cadeia e da ética nos negócios. As empresas do setor têxtil e do vestuário, estão por isso, prontas para passar à fase seguinte, incorporando na sua estratégia, visão e missão, um conjunto de práticas e políticas referentes às questões ambientais, sociais e de governança. Apesar de as PME não serem obrigada por Diretiva a ter uma estratégia de sustentabilidade, nem a reportar as suas ações, a pressão dos agentes de mercado é evidente. Assim, a EFRAG – Associação Europeia responsável por desenvolver os standards de reporte de sustentabilidade – publicou uma proposta de standard voluntário para as PME reportarem as suas práticas de sustentabilidade de forma anual. Esta formação irá ajudar as PME a perceberem o que têm de realizar para ter uma estratégia de sustentabilidade, e de que forma poderão divulgar as suas práticas ambientais, sociais e de governação, seguindo a proposta standard voluntário existente atualmente.


Para isso, é fundamental para as PME capacitar as suas equipas de um modo transversal, com as ferramentas necessárias para incorporar a sustentabilidade nas suas práticas empresariais de forma estratégica e ética.


O curso desenvolve-se em 2 níveis:


Nível 1 – formação teórica online

  • Módulo 1 (2 horas): Da Sustentabilidade ao ESG, e do ESG à sustentabilidade

  • Módulo 2 (2 horas): Estratégia e Plano de Ação para a Sustentabilidade para as PME

  • Módulo 3 (2 horas): O reporte anual das práticas de ESG de acordo com a proposta de standard da EFRAG 

  • Módulo 4 (2 horas): Comunicação e Greenwashing


Nível 2 – workshop presencial

Análise de um estudo de caso para definição da estratégia, identificação de práticas a implementar e reporte ESG


Outputs

•        A cadeia de valor e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

•        Os stakeholders prioritários

•        Identificação de Riscos e Oportunidades

•        Plano de ação ESG

Trainers:

Ana Assis

Pedro Wilton

Sofia Santos (Coordenadora)

bottom of page