TESTEMUNHOS

Estas são algumas das histórias que ajudámos a criar.

Embaixada Britânica em Lisboa

Elaboração do estudo “Mercado de finanças sustentáveis no Reino Unido e Portugal – retrato atual”, 2021

Este estudo foi elaborado no contexto da COP26, presidida pelo Reino Unido no 2º semestre de 2021, de forma a identificar oportunidades de colaboração entre os dois países para o desenvolvimento de instituições financeiras mais verdes. Sendo o Reino Unido líder mundial em mercados financeiros verdes e, estando Portugal, à data da elaboração do estudo, a dar os seus primeiros passos no tema, foi feita uma análise mais detalhada do trabalho a ser desenvolvido pelas principais instituições financeiras portuguesas. Assim, através de inquéritos e entrevistas feitos aos principais atores do sistema financeiro português, o documento sumariza o nível de integração dos temas de sustentabilidade nestas instituições, os produtos financeiros verdes existentes à data de elaboração do estudo, bem como o potencial de crescimento deste mercado em Portugal. Em Maio de 2021, num webinar presidido pela Embaixada Britânica em Lisboa, o estudo foi apresentado pela Systemic, onde +130 pessoas estiveram presentes.

Aceda aqui ao estudo completo.

“A agilidade e flexibilidade da equipa da Systemic Sphere foram essenciais para compreender as nossas necessidades e objetivos e entregar um produto de alta qualidade em um prazo exíguo. Toda a equipa foi muito cordial e aberta as ideias propostas, uma parceria que certamente repetiremos no futuro.” 

Flávia Lima, Prosperity Officer, British Embassy Lisbon

Empresa de gestão de ativos ABAG SROC

Webinares sobre o impacte da sustentabilidade nas empresas, 2021

Com o objetivo de sensibilizar as empresas clientes da ABAG SROC sobre os riscos e oportunidades financeiras da crise climática e de as capacitar para a criação de estratégias que respondam aos desafios da sustentabilidade, foram desenvolvidos conteúdos e lecionados 2 webinares – um primeiro para empresas financeiras e seguradoras e um segundo com foco em empresas não financeiras e gestoras de ativos.

No total estiveram presentes +20 empresas, num total de +60 participantes.

Os webinares estão agora disponíveis para visualização da comunidade em geral.
O primeiro webinar e o segundo webinar.

“Decidimos realizar estes seminários junto dos nossos clientes, fornecedores, colaboradores, financiadores e investidores por compreendermos que atingimos um ponto crítico em termos ambientais, nomeadamente ao nível climático e da redução da biodiversidade, que nos obriga a todos, e em conjunto, a agir. Escolhemos para liderar este desafio a equipa da Systemic, liderada pela Professora Sofia Santos, pelo conhecimento académico e paixão da equipa pelo que faz, que fizeram toda a diferença.”

António Gonçalves, Partner, ABAG SROC

Crédito agrícola

Relatório de Sustentabilidade 2020 e Implementação da Estratégia de Sustentabilidade

Desde 2020 que a Systemic apoia o Grupo Crédito Agrícola no desenvolvimento da estratégia de sustentabilidade e na implementação de um conjunto de atividades em várias áreas do Grupo.

  • ​Política de Sustentabilidade (aqui)
  • ​Relatório de Sustentabilidade 2020 (aqui)
  • ​Notação Ambiental & Social de Projetos e Empresas clientes (aqui)

“É no esforço conjunto e com os parceiros certos, que conseguimos ser sustentáveis. O caminho é longo, o tempo é curto e as experiências e os resultados estimulantes.
Obrigada Systemic por nos ajudarem nesta transição para uma economia de baixo carbono!”.

Isabel Matos, Diretora de Comunicação e Relações Institucionais do Crédito Agrícola

COMPANHIA DAS LEZÍRIAS

Co-Criação da Estratégia de Sustentabilidade para 2030, Alinhamento com os ODS e Reporte de Sustentabilidade

Na Companhia das Lezirias co-desenvolvemos, com os colaboradores e membros do Conselho de Administração, a Estratégia de Sustentabilidade para 2030 alinhada com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) prioritários para a empresa, o modelo de governação para a sustentabilidade bem como um sistema de reporte de sustentabilidade que ganhou visibilidade com o Relatório de Sustentabilidade de 2020.

  • Relatório de Sustentabilidade 2020 (aqui)

“O trabalho desenvolvido com a Systemic extravasa a relação comercial. De forma muito natural, estabelecemos uma verdadeira parceria, onde a partilha de conhecimento e de experiências e o alinhamento de visões genuínas e com propósito fizeram toda a diferença, assim como a empatia que foi gerada e que tem pautado toda a interação.”

Georgete Félix, Administradora da Companhia das Lezírias