TESTEMUNHOS

ANAI (Associação Portuguesa de Avaliadores Imobiliários)
Desenvolvimento e Publicação do E-Book: “Critérios Ambientais e Climáticos na Avaliação de Imóveis”, 2021
Desenvolvemos o E-book “Critérios Ambientais e Climáticos na Avaliação de Imóveis” para a Associação Portuguesa de Avaliadores Imobiliários (ANAI) que fez parte doPprojeto High Value – Inovação e Sustentabilidade (cofinanciado pelo COMPETE 2020).
Após o reconhecimento da importância da incorporação de critérios ESG (Ambiental, Social e Governação) na avaliação de imóveis, o grande objetivo deste E-Book foi o de fornecer aos Avaliadores Imobiliários uma estrutura para a integração de critérios ambientais e climáticos nas suas futuras avaliações de imóveis. E, ainda, apoiar o setor financeiro no cumprimento dos novos requisitos da União Europeia, uma vez que, num futuro próximo, os bancos terão de reportar o alinhamento da sua carteira com a Taxonomia da UE.
Aceda aqui ao e-book. Aceda aqui ao webinar de apresentação do e-book.
“A capacidade inovadora aliada à cooperação e dedicação da equipa Systemic foram imprescindíveis para o sucesso da publicação “Critérios Ambientais e Climáticos na Avaliação de Imóveis” desenvolvida no âmbito do Projeto High Value – Inovação e Sustentabilidade. Este trabalho foi marcado pelo sucesso e pela capacidade inovadora, tendo resultado em novas ferramentas para o setor da Avaliação imprescindíveis para uma maior consciencialização do setor e para o aumento do conhecimento dos avaliadores imobiliários sobre os impactes das alterações climáticas nos imóveis. Assim, não poderíamos deixar de marcar o fim deste ciclo com um agradecimento especial a toda a equipa da Systemic, em particular à Drª Sofia Santos que lidera a equipa, e à Joana Silva, pela sua paixão e dedicação ao tema e ao projeto.”
Joana de Sá, Assesora da Direção, ANAI

HCapital
Formação e comunicação dos temas ESG com resposta ao Regulamento SFDR, 2021
Ajudámos a HCapital a responder ao Regulamento SFDR, apoiando a preparação das divulgações do website, bem como da documentação pré-contratual e dos relatórios periódicos (incluindo modelos ESG). Identificamos as acções-chave que precisam de ser tomadas e fornecemos recomendações sobre os próximos passos. A nossa colaboração com a HCapital incluiu também a elaboração de uma Política de Sustentabilidad, revisão da Due Diligence ESG. Além disso, realizámos sessões de conhecimento ao longo de todo o processo e proporcionámos formação a várias empresas do portfólio.
Aceda aqui à secção de sustentabilidade do site da HCapital.
“Escolhemos a equipa da Systemic para apoiar a HCapital na definição e implementação do seu plano de ação em matérias de ESG pela sua experiência e reconhecimento no mercado. O trabalho desenvolvido, tanto ao nível da sociedade gestora como de algumas das suas empresas participadas, foi muito importante, por um lado, na sensibilização das equipas e na definição de uma estratégia ESG alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, e, por outro, no apoio ao cumprimento do novo enquadramento normativo da União Europeia sobre estas matérias. Ficamos gratos à Systemic pelo apoio dado e pela capacidade de envolver as equipas de gestão na discussão destas matérias que, apesar de não serem ainda as mais habituais no seu dia-a-dia, crescentemente farão parte integrante da estratégia e gestão diária das empresas.”
Pedro Castro Henriques, Responsável ESG, HCapital

Sonae SGPS
Reporte dos indicadores do Regulamento SFDR para os investidores da Sonae SGPS, 2021
De forma a dar resposta às exigências dos investidores, foi feita uma análise de diagnóstico relativamente ao reporte dos indicadores PIA enquadrados no âmbito do Sustainable Finance Disclosure Regulation (SFDR). Com base na informação já reportada em Relatório Anual e Contas assim como no Relatório de Sustentabilidade foi feita a recolha da informação em falta e devida consolidação e tratamento de dados. Posteriormente para dar resposta aos indicadores foi produzida uma ESG fact sheet a ser apresentada no investor Kit e que divulga aos investidores os Principais Impactos Adversos da SONAE SGPS.
“Na Sonae procuramos constantemente manter uma relação de confiança com os nossos stakeholders e tentamos antecipar as suas necessidades, em particular dos nossos investidores. Não é exceção no que toca às informações de sustentabilidade, à luz das melhores práticas de mercado, como o caso do Sustainable Finance Disclosure Regulation (SFDR). A Systemic foi o parceiro certo para nos apoiar neste processo de interpretação dos requisitos do SFDR, de forma colaborativa e construtiva, resultando numa informação assertiva e clara para os nossos investidores.”
Sónia Cardoso, Head of Sustainability, Sonae SGPS

Embaixada Britânica em Lisboa
Elaboração do estudo “Mercado de finanças sustentáveis no Reino Unido e Portugal – retrato atual”, 2021
Este estudo foi elaborado no contexto da COP26, presidida pelo Reino Unido no 2º semestre de 2021, de forma a identificar oportunidades de colaboração entre os dois países para o desenvolvimento de instituições financeiras mais verdes. Sendo o Reino Unido líder mundial em mercados financeiros verdes e, estando Portugal, à data da elaboração do estudo, a dar os seus primeiros passos no tema, foi feita uma análise mais detalhada do trabalho a ser desenvolvido pelas principais instituições financeiras portuguesas. Assim, através de inquéritos e entrevistas feitos aos principais atores do sistema financeiro português, o documento sumariza o nível de integração dos temas de sustentabilidade nestas instituições, os produtos financeiros verdes existentes à data de elaboração do estudo, bem como o potencial de crescimento deste mercado em Portugal. Em Maio de 2021, num webinar presidido pela Embaixada Britânica em Lisboa, o estudo foi apresentado pela Systemic, onde +130 pessoas estiveram presentes.
Aceda aqui ao estudo completo.
“A agilidade e flexibilidade da equipa da Systemic Sphere foram essenciais para compreender as nossas necessidades e objetivos e entregar um produto de alta qualidade em um prazo exíguo. Toda a equipa foi muito cordial e aberta as ideias propostas, uma parceria que certamente repetiremos no futuro.”
Flávia Lima, Prosperity Officer, British Embassy Lisbon

Empresa de gestão de ativos ABAG SROC
Webinares sobre o impacte da sustentabilidade nas empresas, 2021
Com o objetivo de sensibilizar as empresas clientes da ABAG SROC sobre os riscos e oportunidades financeiras da crise climática e de as capacitar para a criação de estratégias que respondam aos desafios da sustentabilidade, foram desenvolvidos conteúdos e lecionados 2 webinares – um primeiro para empresas financeiras e seguradoras e um segundo com foco em empresas não financeiras e gestoras de ativos.
No total estiveram presentes +20 empresas, num total de +60 participantes.
Os webinares estão agora disponíveis para visualização da comunidade em geral.
O primeiro webinar e o segundo webinar.
“Decidimos realizar estes seminários junto dos nossos clientes, fornecedores, colaboradores, financiadores e investidores por compreendermos que atingimos um ponto crítico em termos ambientais, nomeadamente ao nível climático e da redução da biodiversidade, que nos obriga a todos, e em conjunto, a agir. Escolhemos para liderar este desafio a equipa da Systemic, liderada pela Professora Sofia Santos, pelo conhecimento académico e paixão da equipa pelo que faz, que fizeram toda a diferença.”
António Gonçalves, Partner, ABAG SROC

Crédito Agrícola
Relatório de Sustentabilidade 2020 e Implementação da Estratégia de Sustentabilidade
Desde 2020 que a Systemic apoia o Grupo Crédito Agrícola no desenvolvimento da Estratégia de Sustentabilidade e na implementação de um conjunto de atividades em várias áreas do Grupo.
- Política de Sustentabilidade (aqui)
- Relatório de Sustentabilidade 2020 (aqui)
- Notação Ambiental & Social de Projetos e Empresas clientes (aqui)
“É no esforço conjunto e com os parceiros certos, que conseguimos ser sustentáveis. O caminho é longo, o tempo é curto e as experiências e os resultados estimulantes.
Obrigada Systemic por nos ajudarem nesta transição para uma economia de baixo carbono!”.
Isabel Matos, Diretora de Comunicação e Relações Institucionais do Crédito Agrícola

Companhia das Lezírias
Co-Criação da Estratégia de Sustentabilidade para 2030, Alinhamento com os ODS e Reporte de Sustentabilidade
Na Companhia das Lezírias co-desenvolvemos, com os colaboradores e membros do Conselho de Administração, a Estratégia de Sustentabilidade para 2030 alinhada com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) prioritários para a empresa, o modelo de governação para a sustentabilidade bem como um sistema de reporte de sustentabilidade que ganhou visibilidade com o Relatório de Sustentabilidade de 2020.
- Relatório de Sustentabilidade 2020 (aqui)
“O trabalho desenvolvido com a Systemic extravasa a relação comercial. De forma muito natural, estabelecemos uma verdadeira parceria, onde a partilha de conhecimento e de experiências e o alinhamento de visões genuínas e com propósito fizeram toda a diferença, assim como a empatia que foi gerada e que tem pautado toda a interação.”
Georgete Félix, Administradora da Companhia das Lezírias