top of page
SYSTEMIC IMAGES WEBSITE (1692 x 800 px) (4).jpg

TEMOS UMA VISÃO PARA O FUTURO:
VIVER NUMA SOCIEDADE QUE COLOCA AS PESSOAS E A NATUREZA NO CENTRO DAS DECISÕES.

We know, we think, we feel, we do
we are Systemic
Ativo 3_edited.png
SYSTEMIC IMAGES WEBSITE (1692 x 800 px) (1692 x 1000 px).png

TEMOS UMA VISÃO PARA O FUTURO

Viver numa sociedade que coloca as pessoas e a natureza no centro das decisões. Um mundo caracterizado pelo humanismo, que promove a prosperidade económica, a equidade social e o equilíbrio do planeta, onde o lucro é partilhado e existe respeito pelo próximo e a sua individualidade. Um mundo mais feliz, assente numa economia de mercado responsável.

Ajudamos a transformar organizações em agentes de mudança, para que possam contribuir para uma sociedade mais justa e respeitadora dos limites do planeta, fazendo assim parte da solução para se alcançar uma economia verde, circular, justa e inclusiva.

Promovemos o pensamento crítico e visionário, estimulando a consciência intelectual e emocional de cada um, para que cada vez mais organizações consigam disponibilizar produtos e serviços que contribuam para a criação de uma economia de mercado responsável.

SYSTEMIC IMAGES WEBSITE (1692 x 800 px) (2).png

Quem somos

Somos uma equipa composta por cidadãos que querem deixar a sua marca positiva na sociedade e no sistema económico. Somos cidadãos que acreditam no poder das organizações para mudar o mundo em prol de uma economia mais próspera, responsável, inclusiva e justa.

A nossa História

SystemicSphere (Systemic)

A Systemic foi criada em 2013 por Sofia Santos. Entre 2013 e 2016, Sofia desenvolveu vários projetos de consultoria e formação em sustentabilidade em África e Portugal. Em 2019 a Systemic retoma a sua atividade de forma estruturada, sendo em 2024 uma empresa de consultoria de referência em Portugal nos temas da Sustentabilidade e ESG, agregando uma equipa de 12 profissionais.

 

Mais do que consultores, somos agentes de transformação em prol de uma economia de mercado responsável.

 

Em 2022 assinámos  a "B For Good Leaders Declaration" e em 2023 obtivemos a certificação B Corp, consubstanciando assim o nosso empenho em fazer parte da mudança em prol de uma economia mais consciente e responsável.

 

 

As nossas Políticas e reporte ESG refletem a nossa abordagem à gestão sustentável.

A nossa identidade

Propósito

Ajudar as organizações a transformarem-se em agentes de mudança, para que possam contribuir para uma sociedade mais justa e respeitadora dos limites do planeta, fazendo assim parte da solução para se alcançar uma economia verde, circular, justa e inclusiva.

Visão

Viver numa sociedade que coloca as pessoas e a natureza no centro das decisões. Um mundo caracterizado pelo humanismo, que promove a prosperidade económica, a equidade social e o equilíbrio do planeta. O lucro é partilhado existindo respeito pelo próximo e pela sua individualidade. Um mundo mais feliz, assente numa economia de mercado responsável.

 

Não acreditamos num mundo cor-de-rosa, mas sim num mundo multicolorido onde, através da sintonia entre o mercado e a regulação, as organizações se tornam mais abertas e transparentes, incorporam o capital humano e natural nas suas estratégias, tornando-se mais prósperas e criando valor para a sociedade.

Missão

Promovemos o pensamento crítico e visionário, estimulando a consciência intelectual e emocional de cada agente de mudança, para que assim mais organizações consigam disponibilizar produtos e serviços que contribuam para a criação de uma economia de mercado responsável.

Os nossos
valores

01

SABEMOS

Resiliência, apostamos e persistimos naquilo que acreditamos.

Inovação, estamos atentos a tendências e estruturamos soluções.

02

PENSAMOS

Pragmatismo, criamos raízes e somos apaixonados por ver as coisas acontecer.

Intuição, sabemos sentir as decisões que tomamos.

04

03

SENTIMOS 

Paixão, acreditamos no que fazemos e fazêmo-lo com gosto.

Empatia, ouvimos atentamente e em conjunto com os nossos parceiros traçamos estratégias.

Ativo 4.png

FAZEMOS

Versatilidade, somos ágeis e navegamos no mundo complexo em que vivemos.

Ousadia temos a coragem de evoluir para além da zona de conforto.

Textura de papel

NossoImpacte nasociedade

Escola comunitária na Guiné-Bissau

A Systemic e a OPDMC (Organização Para Promoção dos Direitos das Mulheres e Crianças da Guiné-Bissau) uniram esforços para criar uma escola destinada a crianças órfãs e vulneráveis na comunidade de Bambadinca, na Guiné-Bissau. A iniciativa é liderada no terreno por Sandji Seidi, fundador da OPDMC, que procura promover os direitos das mulheres e crianças na região. ​ A escola foi estabelecida em novembro de 2022 e começou a operar em dezembro do mesmo ano, acolhendo 100 crianças de diferentes idades. O seu objetivo é proporcionar educação básica, incluindo alfabetização, além de ensinar regras de cidadania e inclusão das mulheres. Mais do que um edifício, a escola representa esperança e é considerada um catalisador de mudanças na comunidade, simbolizando o poder transformador da educação.   A Systemic tem apoiado financeiramente iniciativas em Bambadinca desde novembro de 2021. Muitas destas atividades incluem formações sobre os direitos humanos, direitos da mulher, direitos da criança, liderança feminina, violência de género, higiene menstrual, secretariado, cidadania, assédio sexual nas escolas e a Convenção sobre os Direitos da Criança. Além de facilitar o acesso à educação, este projeto conjunto cria um espaço para diálogo e a mudança positiva, demonstrando o compromisso ativo da Systemic na promoção dos direitos humanos e empoderamento das comunidades. O nosso sonho é conseguir obter fundos para melhorar significativamente as condições desta escola: uma escola em África que tenha painéis fotovoltaicos, frigoríficos e arcas congeladoras de forma a que outros pequenos negócios possam também vir a ser desenvolvidos pela comunidade. Um sonho que vamos tudo fazer para alcançar!

Por um valor anual de 150€, uma criança recebe educação, espaço seguro para passar o dia e uma refeição. Se quiser patrocinar uma criança entre em contacto com neusa.meneses@systemic.pt

image.png
image.png
Crianças da Escola Comunitária Systemic na Guiné-Bissau
Imagem1.png